O Sistema MagLev Cobra está rapidamente se aproximando de sua maturidade. Isso significa que em muito pouco tempo estará disponível para aplicação comercial.
Atualmente o sistema está sendo implantado na UFRJ numa linha de testes com finalidades experimentais, mas que terá aplicação prática, transportando alunos e professores entre os prédios CT1 e CT2, sendo este último atualmente em fase final de construção.
Estabelecer os valores para aquisição de um veículo deste porte não é algo simples e envolve uma pesquisa de mercado inicial que visa determinar seu preço final em função de aspectos indiretos como:
Todos estes aspectos são levados em conta na hora de se estabelecer uma definição de custo. Porém, de imediato é possível estimar algumas faixas baseado em dados de custo comparativas entre outras tecnologias existentes e o MagLev Cobra. Por exemplo, sabemos que seu baixo peso e vantagens tecnológicas implicam em obras civis mais rápidas e enxutas. Sua utilização em vias elevadas dispensa a abertura de tuneis.
Calcula-se que o MagLev Cobra custe bem menos que o metrô, a solução urbana mais corriqueira no mundo. Enquanto os metrôs custam de R$ 100 a 300 milhões/km, o Maglev Cobra custará aproximadamente R$ 33 milhões/km.
Como o projeto de design foi planejado para fácil e rápida implantação, o perfil modular das obras civis permite a revolucionária transposição de linhas implantadas. Isso significa basicamente que uma prefeitura pode modificar o traçado de uma linha de acordo com suas necessidades. Esta solução é bastante interessante do ponto de vista dos grandes investimentos, como por exemplo a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e etc.
Neste caso, linhas de acesso aos estádios podem ser rapidamente construídas e passado o evento, elas podem ser retiradas e reutilizadas em outras áreas, para atendimento da população onde ela realmente precisa.
Este aspecto da Tecnologia do MagLev Cobra é revolucionário no mundo e revela-se uma dupla vantagem em sua aquisição: Atende demandas emergenciais e pode ser utilizado ou recombinado de acordo com a necessidade da população, em um custo equivalente a um décimo do valor do metrô e implantação dezenas de vezes mais rápida.
Velocidade de implantação significa planejar, construir e inaugurar numa só gestão. É benefício direto e imediato para a população.
Os laboratórios de estudos em transportes credenciados pela Coppe – UFRJ estão disponíveis para a realização de estudos e levantamentos técnicos preliminares de aplicação desta tecnologia. Caso você tenha interesse em saber mais ou está interessado em projetar uma linha de MegLev Cobra no seu município, entre em contato conosco através do formulário de contato.