Ao ser implantado numa linha experimental de 223 metros, o MagLev Cobra nos permitirá dominar os elementos chaves do processo de produção e operação do sistema, proporcionando agilidade para a segunda etapa do projeto.
Após testado com sucesso e aperfeiçoado na etapa 1, o MagLev Cobra será implantado numa linha operacional efetiva, de 4,5 km, ligando importantes pontos da Cidade Universitária. Esta linha fornecerá os elementos essenciais para a operação comercial do sistema MagLev Cobra.
Expansão da linha de 4,5 km para conexão dos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, com extensão prevista para conexão com o Metrô da Cinelândia. Esta será uma obra de 25km que pode ser concluída em curto prazo, solucionando problemas de infra-estrutura da Cidade do Rio durante eventos de grande porte, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.
Difusão e aproveitamento da tecnologia de transporte por levitação supercondutora na solução do transporte urbano. Mais de 200 linhas potenciais poderão ser criadas na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, oferecendo mais um sistema de escoamento de fluxo e reduzindo dramaticamente os problemas de falta de conexão entre os diferentes modais atualmente disponíveis. O Sistema MagLev Cobra permitirá integrar as Barcas com a Rodoviária, o Metrô com os aeroportos, a conexão do Metrô de São Gonçalo com o Metrô do Rio através da Ponte Rio-Niterói, entre outras conexões fundamentais para o crescimento econômico e aumento da qualidade de vida na região.